Inspecionar fábricas, produtos e embarque de mercadorias é uma etapa fundamental dos processos de importação da China. Continue a leitura e entenda por que este processo garante sucesso nos negócios com o Gigante Asiático.
Desde 2019, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2021, o país figurou na primeira posição, sendo responsável por US$ 87,696 bilhões (31,28%) em exportações e por US$ 47,651 bilhões (21,72%) em importações. Especialmente quando se trata das importações feitas por empresas brasileiras, o principal motivo dos bons números é a variedade de fornecedores que ofertam produtos de qualidade e a preços competitivos para o importador brasileiro. Mas, para ter sucesso nesse tipo de operação, é fundamental investir na inspeção de importação da China.
Trata-se de um processo de fiscalização e conferência das condições das fábricas e produtos produzidos na China e que são importados por empresas brasileiras. Essa verificação é muito importante para que o importador brasileiro não caia em golpes, tenha mais segurança ao fazer negócios com fornecedores chineses. Assim, podem se tornar parceiros comerciais, conduzindo boas condições de negociação.
É preciso conhecer quais são os tipos de inspeção de importação realizadas junto aos fornecedores chineses e também estar por dentro dos aspectos que são verificados durante esse procedimento. Além disso, vai entender a importância de contar com uma assessoria especializada para assegurar a legalidade dos fornecedores chineses e a qualidade dos produtos escolhidos pelo importador. Continue a leitura para entender o processo de inspeção.
Inspeção de importação: o que é
Sempre que um importador brasileiro decide fechar negócio com um fornecedor na China, é fundamental que se organize para realizar a inspeção de importação. Ela atesta se o fornecedor realmente existe, se é uma fábrica e onde está localizada, quais são as condições dos produtos, em qual situação seus funcionários atuam, dentre diversos outros fatores importantes. Somado à Análise de Idoneidade, este procedimento garante um nível mais elevado de segurança no processo de importação da China.
Por não ser um procedimento obrigatório, muitas empresas não dão a devida importância. No entanto, é essa verificação que vai garantir a segurança e a transparência nas negociações entre as partes. A partir da inspeção de importação, a empresa brasileira interessada em comprar da China vai saber se está contando com um parceiro confiável. O objetivo principal é evitar que o importador enfrente problemas diversos que são comuns quando essa verificação não é feita (por exemplo, produtos de qualidade inferior à contratada, erros nas quantidades, inconformidade técnica), ocasionando em prejuízos e desgastes para a empresa.
Inspeção de importação: tipos
Durante o processo de importação, muitas dúvidas podem surgir acerca da qualidade dos produtos e até da confiabilidade do fornecedor com quem o importador está fechando negócio na China.
Principalmente pelo fato da parceria ser ajustada, na maioria das vezes, à distância, o importador brasileiro precisa ter as garantias de que aquele fornecedor consegue realmente entregar tudo que está presente no contrato assinado. Afinal, golpes podem existir em qualquer parte do mundo e o processo de verificação desses fornecedores é muito importante justamente para evitar isso.
Veja os tipos de inspeção existentes:
Inspeção de fábrica
A inspeção de fábrica é, basicamente, uma visita ao local onde são produzidos os produtos ou insumos que serão exportados para o Brasil, além de análises documentais e de conformidade com a legislação local e para exportação. Para isso, a empresa pode contratar auditorias que irão verificar:
- Se a fábrica existe realmente e qual a sua localização;
- Se a documentação dela está em dia e se está operando dentro das leis, com licença para produzir;
- Qual o estoque da fábrica e os equipamentos utilizados;
- Quais as condições dos funcionários que trabalham no local;
- Além de outras questões ambientais e sociais que podem ser verificadas.
Inspeção pré-embarque
Um dos desafios para importadores brasileiros que compram da China é garantir que os produtos embarcados estejam dentro das normas e especificações estabelecidas no contrato com o fornecedor.
Existem algumas situações que podem ocorrer quando não é feita uma completa inspeção de importação. Alguns exemplos são:
- As fábricas podem fazer ajustes temporários de produtos antes da inspeção;
- Colocam as melhores peças na parte de cima da pilha na fase de amostragem;
- Manipulam a precisão dos equipamentos durante testes;
- Apresentam certificações ou resultados de testes falsos na revisão.
Para evitar que isso ocorra, o auditor pode realizar inspeções pré-embarque, que envolvem a supervisão das carga do container, verificação de instrumentos de medição e outras medidas que vão reforçar os cuidados para que a carga que está sendo enviada ao Brasil seja de qualidade, conforme esperado pelo importador. Assim, durante a inspeção pré-embarque são analisadas:
- Quantidade, qualidade, marcação, embalagem e carregamento das remessas;
- Correto e seguro tratamento das mercadorias;
- Chegada das mercadorias ao local de destino de acordo com as especificações técnicas, padrões de qualidade e acordos contratuais.
Inspeção de importação: quem realiza
São muitos os aspectos técnicos que devem ser observados no momento de fechar negócio com um fornecedor chinês. E, para ter a garantia de que aquela empresa será uma boa parceira, é necessário contar com uma equipe que consiga analisar todos os fatores envolvidos, realizando uma completa inspeção de importação. Por isso, é recomendado que o serviço seja terceirizado para consultorias que consigam executar esse trabalho in loco, de forma otimizada, segura e confiável.
Há empresas que preferem realizar essa inspeção por conta própria, porém, é preciso que os profissionais estejam preparados para realizar essa análise e que conheçam a fundo as demandas e os produtos que são comercializados, para ter capacidade de avaliar aquilo que será importado.
Uma consultoria terceirizada terá todas as condições de analisar a fábrica, testar os produtos que serão adquiridos pelo importador, além de entregar um completo relatório que será capaz de mostrar aspectos técnicos, quantitativos e qualitativos desse fornecedor chinês.
Inspeção de importação: para quem é indicado
A inspeção de importação é indicada para todo empresário estrangeiro que realiza negócios com fornecedores chineses e precisa atestar a qualidade e a confiabilidade desse parceiro de negócios. Além do produto em si, o importador precisa se certificar de que está se relacionando com uma empresa idônea, que segue as regras e cumpre a legislação vigente, além de possuir um bom histórico no cumprimento de prazos de envio, dentre outros fatores.
Essa certificação do fornecedor é indicada especialmente para empresas brasileiras que estão começando agora o processo de importação da China e também para aquelas que realizam importações em grande escala e não podem correr o risco de ter prejuízos com a importação de produtos que não atendem às especificidades colocadas pelo comprador.
Outra possibilidade de se solicitar a inspeção de importação é para aquele importador brasileiro que já realiza negócio com um fornecedor chinês há mais tempo, porém, passou a observar, por exemplo, aspectos como queda na qualidade do produto que chega ao Brasil, atrasos e outras situações que podem afetar o negócio.
Sempre que avaliar como necessária a realização de uma visita às instalações da fábrica do fornecedor, seja para fechar a parceria ou para verificar o andamento das operações, é recomendado solicitar o serviço.
Inspeção de importação: conte com a Serpa China
Agora que você já conhece os detalhes da inspeção de importação e sabe a importância de se contar com uma empresa especializada nesse processo, é o momento de contratar uma consultoria que oferecerá todas as condições técnicas para que sua importação aconteça de forma profissional, sem ocorrências que possam afetar o negócio.
Além do serviço de inspeção, a Serpa China tem a solução ideal para empresas que precisam importar da China para o Brasil com segurança e eficiência. Os serviços são customizados, feitos sob medida, para dar todo o suporte necessário no processo de compra de produtos, matéria-prima, insumos ou equipamentos. São oferecidos atendimentos voltados para:
- Prospecção e desenvolvimento de fornecedores chineses;
- Gerenciamento de sourcing (organização e administração dos pedidos);
- Análise de riscos e idoneidade de empresas chinesas;
- Inspeção de fábricas e inspeção pré-embarque.
Quer encontrar bons fornecedores chineses e importar com segurança? Conheça nossos serviços.