Com a pandemia e a obrigatoriedade do uso de máscaras, várias empresas viram neste segmento uma oportunidade de obter lucros. Usando artifícios da transformação criativa, muitas delas compraram equipamentos e até causaram caos na cadeia industrial, já que diversos componentes essenciais estavam em falta no mercado.
Neste artigo mostraremos como a transformação criativa em uma empresa pode render muito dinheiro. Foi o caso da maior produtora de carros elétricos do mundo, a BDY, que se tornou líder no mercado internacional de máscaras, chegando a fabricar 50 milhões de máscaras por dia. Conheça esse case de sucesso.
Transformação criativa: empresas viram a possibilidade de lucro produzindo máscaras
Com a pandemia, o mercado de produção de máscaras tornou-se altamente atrativo. Empresas que já atuavam no segmento otimizaram seus processos produtivos. Outras empresas que não eram do ramo, buscando uma transformação criativa, também se estruturaram para produzir máscaras, causando, inclusive, caos na cadeia industrial.
Fabricantes de máscaras conseguiram desenvolver um equipamento que produz máscaras; praticamente uma “máquina de dinheiro”. O preço das máscaras no mercado aumentou, então a máquina de fabricação de máscaras seguiu o mercado também subindo o preço.
A máquina de máscara demanda ajustes e manutenção por técnicos especializados, profissão que antes não era muito valorizada. O salário normal na China antes da pandemia era em torno de 15.000 reais por mês. Após o aumento de fabricação de máquinas de máscaras, a procura por estes técnicos teve um aumento, já que as empresas que adquiriram as máquinas procuravam desesperadamente por esses profissionais e o preço para ajustar uma máquina chegou até 100.000 mil reais.
Matérias-primas com preços oscilantes e em falta no mercado
Há um componente-chave na máquina de máscaras chamado de transdutor ultrassônico. Este é um segmento de mercado muito pequeno, que poucas fábricas chinesas produzem. Quando a procura pelas máquinas cresceu, não se encontrava o componente, já que não havia estoque no mercado. Este foi um dos obstáculos que o mercado enfrentou.
Outro problema é que a principal matéria-prima para a produção de máscaras é o meltblown, que está em escassez no mundo. O polipropileno é necessário para a produção do meltblown, que sofre frequentemente aumento de preços.
Um componente fundamental do maquinário para a produção do meltblown é o bico aspersor, que também teve aumento. Há muitas outras indústrias de máquinas que precisam deste bico aspersor, que entrou em falta no mercado. Como resultado, toda a cadeia industrial entrou em caos.
Como uma produtora de veículos fabricou máscaras?
A transformação criativa em uma empresa pode render bons frutos e muito dinheiro. Um exemplo é a BYD, maior produtora de carros elétricos do mundo, que passou a produzir máscaras e, em poucos meses, tornou-se a maior fabricante global de máscaras.
Transformação criativa: receita para o sucesso
Como a BYD transformou-se na maior fabricante de máscaras do mundo? Usando a transformação criativa com profissionais altamente capacitados, experiência e gestão eficiente.
Foi no dia 31 de janeiro de 2020, durante a fase mais crítica de prevenção e controle do Covid-19, que Wang Chuanfu, presidente da empresa BYD, pediu aos executivos foco total na produção de máscaras, já que as mesmas eram necessárias para retorno ao trabalho. O presidente, com visão na transformação criativa e, sendo um forte fabricante nacional, não quis ficar para trás na produção de máscaras.
Os engenheiros da BYD fizeram os desenhos das máscaras em apenas três dias e a linha de produção construiu o primeiro lote de máquinas de máscaras após 7 dias. E isso não foi tudo, em apenas dois meses, a BYD passou de produzir 1 milhão de máscaras por dia no início e depois para 50 milhões de máscaras por dia.
Atuamos em um mercado cada vez mais competitivo. As mudanças acontecem em uma velocidade impressionante, impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pela globalização. As empresas competem por recursos cada vez mais escassos, disputam a atenção do cliente em um mercado de competição voraz e ainda enfrentam dificuldades de contratar ou manter suas equipes, por causa da concorrência e do empreendedorismo.
Ainda assim, as tendências mostram que as oportunidades empresariais ainda existem. Diversas novas empresas são criadas e negócios são gerados com base em necessidades identificadas justamente nos momentos de “crise”. Mas, para aproveitar essas oportunidades, é preciso INOVAR. Mas não só “da boca pra fora”.
As empresas precisam adotar práticas e processos consistentes, que favoreçam a inovação. E foi isso que a BYD fez.
Transformação criativa: esteja preparado!
O primeiro problema encontrado pela BYD na produção de máscaras foi que os materiais de produção mudaram de duro para macio. A maioria dos produtos produzidos pela empresa eram acessórios metálicos.
Foi necessário pensar em muitas questões como a gramatura, a espessura, a densidade do tecido utilizado e até na forma como os produtos deveriam ser embalados para distribuição ao comércio. Outras empresas que compraram máquinas de máscaras, mesmo depois de meses de ajustes, não conseguiram fazer um produto apropriado.
A BYD resolveu todos esses problemas usando a transformação criativa, juntando a tecnologia original, o local, o talento e as vantagens organizacionais para poder se transformar.
Transformação criativa: use a tecnologia e profissionais qualificados
Uma linha de produção de máscara possui uma série de engrenagens, correntes, rolos, cerca de 1300 componentes, onde 90% deles são feitos pela própria BYD. A empresa tem milhares de máquinas-ferramentas, de moagem, moldes e outros equipamentos de alta precisão. No entanto, a fim de se tornar altamente eficaz todo este sistema especializado de desenvolvimento e produção, os equipamentos, por mais que sejam avançados, sozinhos não são suficientes. Além da garantia básica de produção, o mais crítico é a eficiência de execução, que a BYD aprimorou ao longo dos anos.
Quando os engenheiros da BYD produziram os desenhos, comunicaram com os responsáveis no centro de moldes para saber se a parte ficava pronta em poucos dias. Se não desse, mudariam o design, substituindo por peças já existentes. Uma vez concluído o desenho, os acessórios e as matérias-primas, logo começam a fabricação.
Ao lado da linha de produção, o gerente geral do centro de moldes ficava no aguardo de alguma demanda de fabricação de qualquer peça que pudesse fabricar imediatamente. Por exemplo, se as engrenagens não pudessem ser compradas, elas eram feitas diretamente por máquinas de corte de arame. É sob uma observação tão cuidadosa e ajuste contínuo que a BYD pode fazê-lo, bastava apresentar uma ideia, que em duas ou três horas podia ser transformada em peças, diretamente na máquina. Essa transformação de alta eficiência, na análise final, é a transformação criativa da tecnologia.
Além da transformação criativa da tecnologia é necessário preparar o local. A produção de máscaras deve ter uma oficina especial de purificação. A BYD pensou em usar a sua oficina de montagem de telefones celulares situada no parque industrial Baolong, distrito de Longgang, na cidade de Shenzhen. Como os padrões de produção da oficina de celulares em si são relativamente altos, não seria problema usá-la como uma sala de purificação para a produção de máscaras. A renovação da fábrica geralmente leva pelo menos uma semana, mas em apenas três dias a BDY preparou o local, executando a transformação criativa do espaço.
Com a tecnologia e o local preparados, a BYD fez os ajustes técnicos transferindo seus engenheiros de elite para a linha de produção de máscaras. Em uma semana, a empresa treinou mais de 100 líderes de equipes de base para a linha de produção, o que chamamos de transformação criativa de pessoas.
A BYD conseguiu transformar um sistema organizacional em outro e transplantar sua experiência de gestão existente para outro campo. No processo dessa transformação criativa, o que é testado é a capacidade básica de uma organização e o que é ativado é o forte potencial inerente de cada membro. Com uma transformação tão criativa, uma organização pode não só responder rapidamente, mas também se manter firme.
Tem interesse comercial no mercado Chinês e quer saber de todas as possibilidades? A Serpa China é uma consultoria de negócios, com serviços personalizados que vão te ajudar. Conheça nosso site.