Ir para o conteúdo
  • HOME
  • SOBRE
  • SERVIÇOS
    • Importação da China
    • Exportação para a China
    • Diagnóstico da Cadeia de Suprimentos
    • Warehouse
    • Empresa na China
    • Equipe na China
    • Feiras na China
    • Projetos Especiais
    • Resolução de Conflitos
  • CONTEÚDOS
    • Blog
    • Ebooks
    • Podcasts
  • CONTATO
  • Voltar

Importar brinquedos da China: dicas para ter sucesso nessa estratégia

Importar brinquedos da China pode ser uma excelente estratégia para obter vantagem competitiva no mercado brasileiro. Para isso, é preciso conhecimento sobre legislação, regras e requisitos de segurança. Saiba mais!
Importar brinquedos da China pode ser uma excelente estratégia para obter vantagem competitiva no mercado brasileiro. Para isso, é preciso conhecimento sobre legislação, regras e requisitos de segurança. Saiba mais!
  • 22 de junho de 2023
  • Importação
  • 17:18
Tempo de leitura: 5 minutos
Importar-brinquedos-da-China
Fonte: Shutterstock
Sumário

Os dados sobre a venda de brinquedos no Brasil têm chamado a atenção de empreendedores que desejam atuar nesse mercado. Para se ter uma ideia, em 2021, a indústria brasileira de brinquedos fechou com um faturamento de R$ 7,8 bilhões, apresentando um crescimento de 4% em comparação com 2020 (quando o faturamento foi de R$ 7,5 bilhões). E uma das estratégias mais eficazes têm sido a de importar brinquedos da China, o maior fornecedor de itens de brinquedo do mundo.

Além da diversidade de fornecedores e de produtos diferenciados e de qualidade, o mercado chinês apresenta facilidades de negociação e preços atrativos. Isso pode gerar vantagem competitiva para quem deseja investir na aquisição de brinquedos para revenda. Para isso, é preciso conhecer o mercado nacional, entendendo as demandas do consumidor interno, além das regras de importação, que incluem a certificação do Inmetro para verificação e garantia da segurança do produto que está chegando ao Brasil. 

Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre o processo para importar brinquedos da China. Entenda as exigências impostas pelo governo federal, por meio do órgão fiscalizador, para que o brinquedo atenda a todas as exigências de segurança. Confira também algumas dicas para investir nesse processo e obter sucesso em sua estratégia de negócios.

Como importar brinquedos da China

Para importar brinquedos da China, o comprador brasileiro precisa realizar as etapas básicas do processo de importação, que são comuns à importação de outros produtos, veja:

  1. Realizar o registro da empresa no Radar Siscomex;
  2. Pré-embarque: nesta etapa, o importador escolhe os fornecedores chineses de brinquedos, os produtos que deseja adquirir e também o tipo de importação, que pode ser direta, indireta ou Importa Fácil. Além disso, é preciso estabelecer a forma de pagamento, o frete e o seguro, e levantar toda a documentação para importar brinquedos da China;
  3. Pós-embarque: é feito o acompanhamento da chegada do produto;
  4. Despacho aduaneiro: o importador deve realizar o registro da Declaração de Importação (DI ou Duimp), dando início ao processo de nacionalização dos produtos. Aqui é feito o pagamento de tributos referentes à importação.

Certificação para importar brinquedos da China

De acordo com o Regulamento Técnico Mercosul, o brinquedo é definido como “o produto destinado a ser utilizado com fins de jogo por crianças de idade inferior aos 14 anos”. Dessa forma, a Portaria Inmetro nº 563/2016, responsável por regulamentar os requisitos obrigatórios sobre segurança do produto, aponta que: “todo o brinquedo deve exibir a indicação de faixa etária em sua embalagem, respeitado o estabelecido no Anexo D, de maneira que possua fácil visualização do produto na gôndola, e a informação da necessidade de supervisão de um adulto, quando preciso”.

Além da importância da fácil identificação de faixa etária, outra etapa importante para importar brinquedos da China é descobrir se o produto exige a certificação do Instituto Nacional de Metrologia – Inmetro, órgão do governo federal responsável por desenvolver mecanismos que melhorem a qualidade de produtos e serviços. Para isso, é preciso consultar um Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado ao Inmetro, acreditados para a certificação de brinquedos e entender sobre a Certificação Compulsória dos Produtos Importados.

É possível consultar os OCPs acreditados para a certificação de brinquedos na página inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp, da seguinte forma:

  • No campo “Tipo de Organismo”, selecionar “Organismo de Certificação de Produtos”;
  • No campo “Escopo”, digitar “brinquedos”.
  • Clicar em “Consultar”

Será gerada a lista de OCPs acreditados para o escopo selecionado.

Algumas fábricas são certificadas diretamente pelo Inmetro, o que agiliza o processo de liberação da carga de brinquedos importados, uma vez que a Certificação Compulsória poderá ser emitida antes mesmo do embarque da carga.

Quando o fornecedor não é certificado, é comum ocorrer a coleta de três amostras de cada produto para análise, quando a carga chega no Brasil. As amostras são levadas ao laboratório para testes. Esse processo estende o prazo de liberação da carga. Caso a amostra analisada seja reprovada, o brinquedo pode ser considerado reprovado. Já quando aprovado é concedido o Certificado de Conformidade e o produto passa a ter o selo, podendo ser comercializado.

O principal aspecto analisado no processo de importação de brinquedos é em relação à segurança. Assim, são analisados todos os possíveis riscos envolvidos no uso normal dos brinquedos e a garantia de que ele é seguro para a criança no momento da sua utilização. Confira este documento do Inmetro com mais informações sobre certificação de brinquedos.

Como ter sucesso na importação de brinquedos da China

Importar brinquedos da China é uma estratégia que demanda conhecimento sobre o mercado nacional e as demandas do consumidor. Também é imprescindível conhecer as regras do país asiático e aquelas impostas pelo governo brasileiro para que a operação seja concluída com sucesso. Veja estas dicas:

Invista em um serviço de consultoria em importação

O processo de importação de brinquedos da China pode gerar muitas dúvidas e inseguranças, principalmente para quem está começando. Além de saber avaliar bons fornecedores, melhores épocas para adquirir brinquedos, conforme os contextos sazonais (como dia das crianças e Natal, por exemplo), é preciso estar atento às regras e documentação exigida. Por isso, é recomendado contar com uma consultoria especializada, que terá condições de cuidar de todo o processo legal, negociar na língua local e orientar o importador sobre todas as etapas, de forma segura. 

A Serpa China pode assessorar você em todas as etapas dessa jornada, entre em contato! 

Saiba quais são os produtos de maior saída para investir

Observar as tendências e realizar uma leitura completa do mercado é fundamental. Mesmo ainda havendo uma grande busca por jogos eletrônicos e brinquedos mais tecnológicos, vem aumentando o interesse de pais por brinquedos lúdicos e educativos, que estimulem raciocínio, desenvolvimento físico e motor e o convívio com outras crianças. O comportamento do consumidor deve ser constantemente acompanhado para que o empreendedor tome as melhores decisões ao importar brinquedos da China. 

Também é importante fazer uma pesquisa de mercado e uma análise de viabilidade da importação. Conte com nossos serviços.

Certifique-se de que todos os produtos terão o selo do Inmetro

O selo do Inmetro, como já visto, é uma exigência para brinquedos direcionados a faixas etárias abaixo dos 14 anos, inclusive para aqueles que são importados. Por isso, além da garantia da segurança do produto, que será entregue a uma criança, a presença do selo do Inmetro proporciona mais confiança no produto, permitindo que ele tenha mais chances de ser adquirido pelo consumidor brasileiro. 

Conte com a Serpa China para importar brinquedos da China

Para importar brinquedos da China, empreendedores brasileiros devem conhecer todas as regras envolvidas nesse processo, principalmente porque há exigências para a certificação dos produtos, garantindo a qualidade e a segurança dos brinquedos que chegam do país asiático. Além disso, o conhecimento sobre o mercado consumidor é fundamental para ter sucesso com o investimento. Por isso, contar com uma consultoria especializada durante todo o processo faz toda a diferença nessa estratégia.

A Serpa China tem a solução que a sua empresa precisa para importar da China para o Brasil ou qualquer outro país com segurança e eficiência, obtendo sucesso na sua estratégia de negócios. O atendimento é customizado, feito sob medida, para assessorar sua empresa em todo o processo de compra e importação de produtos, matéria-prima, insumos ou equipamentos. São oferecidos serviços voltados para:

  • Prospecção e desenvolvimento de fornecedores chineses;
  • Gerenciamento de sourcing (organização e administração dos pedidos);
  • Análise de riscos e idoneidade de empresas chinesas;
  • Inspeção de fábricas e inspeção pré-embarque;
  • Negociações;
  • Consultoria.

Quer importar brinquedos da China? Conheça nossas soluções para comprar da China com sucesso.

Compartilhe esse conteúdo
Pesquisar
Somos a Serpa China

A Serpa China é uma empresa sino-brasileira de consultoria em Negócios Internacionais. Ajudamos sua empresa a desenvolver conexões sólidas e prósperas com o mercado chinês, para vender, comprar ou realizar algum projeto especial.

Nossos serviços são customizados. Provemos a solução que a sua empresa precisa para fazer bons negócios com a China, seja qual for o seu objetivo – importar, exportar ou desenvolver algum projeto específico com uma empresa chinesa. Também atuamos como sua equipe na China.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos
Categorias
  • China
  • Comércio Exterior
  • Exportação
  • Gestão
  • Importação
  • Internacionalização
  • Logística Internacional
Posts recentes
  • Como aproveitar tendências como smart sourcing e diversificação na importação
  • 7 erros críticos na Declaração Aduaneira que podem custar caro na sua importação da China
  • Incoterms na Importação da China: guia para reduzir custos e riscos
Nossas redes sociais
Facebook Instagram Youtube Linkedin

Temos a solução que a sua empresa precisa para fazer bons negócios com a China, seja qual for o seu objetivo.

Linkedin Instagram Facebook

Somos uma empresa do Grupo Serpa.

Linkedin Instagram Facebook Youtube
  • HOME
  • SOBRE
  • SERVIÇOS
    • Importação da China
    • Exportação para a China
    • Diagnóstico da Cadeia de Suprimentos
    • Warehouse
    • Empresa na China
    • Equipe na China
    • Feiras na China
    • Projetos Especiais
    • Resolução de Conflitos
  • CONTEÚDOS
    • Blog
    • Ebooks
    • Podcasts
  • CONTATO
  • HOME
  • SOBRE
  • SERVIÇOS
    • Importação da China
    • Exportação para a China
    • Diagnóstico da Cadeia de Suprimentos
    • Warehouse
    • Empresa na China
    • Equipe na China
    • Feiras na China
    • Projetos Especiais
    • Resolução de Conflitos
  • CONTEÚDOS
    • Blog
    • Ebooks
    • Podcasts
  • CONTATO

Site desenvolvido por Crux Marketing © Copyright 2022 • Todos os direitos reservados

Política de Privacidade e Cookies